domingo, 30 de novembro de 2014

SABES QUEM FOI GIL VICENTE?

Gil Vicente é considerado o fundador do teatro Português, um dos maiores dramaturgos portugueses e um grande escritor.

Pensa-se que Gil Vicente nasceu em 1465, provavelmente em Guimarães ou Lisboa ou então nas Beiras, não havendo documentos que o confirmem. Mas também não se sabe ao certo a data da sua morte, sendo, hipoteticamente, referida por volta de 1537.

Sabe-se, contudo, que foi casado duas vezes e que teve vários filhos, dois dos quais, Paula Vicente e Luís Vicente, procederam à compilação e publicação póstuma, em 1562, das obras do pai com o título “Compilaçam de tôdalas obras de Gil Vicente”.
 
Também se sabe que Gil Vicente frequentou as cortes de D. João II, de D. Manuel I e de D. João III, gozando de grande prestígio junto dos reis, o que lhe permitiu satirizar os vícios do seu tempo «os podres da sociedade», como se vê através das suas obras.

A sua primeira peça foi o Auto da Visitação (ou Monólogo do Vaqueiro), representada em 1502 na câmara da Rainha D. Maria para comemorar o nascimento do príncipe herdeiro D. João, futuro D. João III.
 
Esta obra, Monólogo do Vaqueiro, é também considerada a primeira peça de teatro português e trata, como o próprio nome indica, de um curto monólogo de um vaqueiro que vem saudar o príncipe recém-nascido.

Entre 1502 e 1536, Gil Vicente fez representar cerca de 50 peças da sua autoria, sempre ao serviço da família real, de cuja proteção sempre gozou. Neste vasto conjunto de obras, destaca-se o Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia, recomendadas, presentemente, para leitura no 9.º ano.
 
 
(Texto produzido pela aluna Alexandra Paixão, da turma A do 9.º ano)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO REACENDE O INTERESSE PELA COLEÇÃO "7 IRMÃOS"

A visita da escritora Maria João Lopo de Carvalho à Escola Básica Manuel do Nascimento voltou a colocar a coleção “7 irmãos” no topo das preferências dos alunos.
Extrovertida, ativa e entusiasta, a autora dinamizou, no passado dia 14 de novembro, várias sessões com turmas do 5.º ao 8.º ano e prontificou-se a responder às inúmeras e pertinentes questões que os alunos foram colocando.
 
Falou-se, obviamente, de leitura, de escrita, de motivação e de imaginação e os alunos quiseram saber, sobretudo, como se faz um escritor.
Convidados a ler alguns excertos das obras da autora, os alunos corresponderam ao seu entusiasmo e presentearam-na com excelentes e animadas leituras.
 
 
Na Biblioteca Escolar, os exemplares da coleção “7 Irmãos” voltaram a ser os livros mais requisitados e reapareceram, em força, nas diferentes atividades de leitura entretanto desenvolvidas.
 


 
 
 
 

Esta atividade resultou de uma parceria com a Biblioteca Municipal e contou com o apoio financeiro do Município de Monchique.
    

domingo, 16 de novembro de 2014

UM CONTO DE ANDERSEN NA RÁDIO FOIA

O projeto "Um Livro por Semana", na Rádio Foia, é sempre uma oportunidade para descobrirmos  novas leituras com os nossos alunos.
Assumindo o seu desejo de voltar a participar nesta rubrica semanal, a Carolina Luís, da turma A do 5.º ano, apresentou-se na Biblioteca Escolar com um dos seus livros preferidos e, sem hesitar, escolheu o conto "O Acendedor", de Hans Christian Andersen, para partilhar com os ouvintes da nossa rádio local.
Com a leitura preparada e segura da sua escolha, a Carolina leu, em direto e na íntegra, um conto pouco conhecido, que nos leva a concluir que, por vezes, as coisas mais simples e insignificantes, como um velho acendedor, são as que nos podem ajudar a encontrar a verdadeira felicidade.
Nas entrelinhas, há ainda a possibilidade de refletir sobre a ambição, a maldade, a integridade e a justiça, aspetos que a jornalista Idalete Marques não deixou passar em branco.
 
 
À saída das instalações da Rádio Foia, a Carolina era esperada por uma das suas colegas de turma, que a saudou com um forte abraço, reconhecendo a boa prestação da amiga.
 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONCHIQUE RECOLHE 829 QUILOS DE PAPEL

No âmbito do projeto «Papel Solidário», que se enquadra no projeto «Papel por Alimentos» do Banco Alimentar Contra a Fome, o Agrupamento de Escolas de Monchique entregou, no passado mês de outubro, no polo de Portimão, mais 829 quilos de papel, resultantes de uma recolha que envolveu a comunidade educativa e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Monchique.
 
 
 

SABE QUEM FOI EUCLIDES?

 

 
(Texto coletivo produzido pela turma B do 6.º ano, numa estratégia de articulação curricular entre as disciplinas de Português e Matemática.)